quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Instrumentos de uma Aeronave

Boa leitores,
Vou começar este post mostrando uma imagem:

Esta foto mostra o painel de um Cessna 172 (monomotor à pistão),
e escolhi ela para mostrar os instrumentos de voo que existem
em uma aeronave.
Vale lembrar que essa aeronave não está equipada com
tecnologia de ponta como os Boeings e Airbus...

Então vamos começar:

1-Velocímetro (Instrumento de Voo): Responsável por medir a velocidade do avião, geralmente mostrada em Knots (Milhas Náuticas/Hora, sendo que 1NM=1,852km) ou Mph (Milhas/Hora, sendo que 1SM = 1,609km), o funcionamento deste equipamento depende do tubo de pitot que captura a pressão estática e total.

2-Horizonte Artificial (Instrumento de Navegação): Fornece indicações da atitude do nariz do avião (Se está pra cima ou pra baixo) e a inclinação das asas. Muito utilizado em voos sem condições visuais do terreno.

3-Altímetro (Instrumento de Voo): funciona a partir da pressão recebida, indica a altitude de um avião em relação ao nível do mar, geralmente aponta em "pés" (1 pé = 30,48cm).

4/10-Indicador de VOR (Instrumentos de Navegação): Responsável por apontar a direção de um determinado VOR com a frequência sintonizada no equipamento 5.

O radiofarol VOR emite dois sinais: um não direcional e outro rotativo (direcional) alinhados com o norte magnético da Terra. Um receptor a bordo da aeronave mede a diferença de fase entre os dois sinais e a converte em graus magnéticos chamados Radiais - estas indicam ao piloto sua localização. Os sinais VOR não sofrem interferência elétrica da atmosfera e seu alcance máximo de 370 quilômetros dependerá da altitude da aeronave, obstáculos naturais e curvatura da Terra.

Nota: no equipamento 4 há indicador de GlideSlope, que aponta a rampa de descida de um ILS de determinado aeródromo.


 5-Conjunto de Rádio: Determinante para a comunicação da aeronave com controles e outros aviões em voo ou em solo. Também possui o equipamento transponder que envia dados da aeronave bem como, altitude, velocidade, para o controlador. Neste equipamento sintoniza-se frequência de VOR, NDB, ILS.

6-Instrumentos do Motor: Medem pressão no motor, temperatura do óleo, consumo de combustível...

7-Indicador de Curva: Indica razão e inclinação da curva.

8-Giro Direcional: Indica a variação da direção da aeronave, além da proa que está seguindo no momento.

9-Variômetro ou Climb (Instrumento de Voo): Também funciona a partir da pressão recebida, indica a velocidade de subida ou descida de uma aeronave.

11-Chave de Ignição: quando girada, um conjunto elétrico gera faísca no motor para iniciar o funcionamento da aeronave.

12-Disjuntores: Indicam anormalidades nos sistemas elétrico.

13-Indicador do Tacômetro: Responsável por mostrar a RPM do motor.

14-ADF (Automatic Direction Finder): Instrumento utilizado para executar navegação via NDB.

NDB é uma estação transmissora especializada, instalada numa posição geográfica fixa e precisamente conhecida, que emite sinais de radiofrequência com um formato pré-determinado que permite a estações de rádio móveis (terrestres, aéreas ou marítimas) fazer a sua identificação e determinar a sua posição relativa face ao ponto geográfico de emissão.

15-Manete de Potência: Controla a quantidade de combustível e ar injetados no motor.

16-Manete de Mistura: Sua função é dosar a quantidade de Combustível.

19-Relógio/Cronômetro.

Bom pessoal, vou finalizando por aqui a explicação.
Espero que vocês tenham aprendido algo.

Boa,
Até a próxima.

 (Dúvida? Gostou? Sugestão? Comente!)


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