quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Piloto de Garimpo

Imagine você com a missão de pousar em uma pista de 300m, sem assistência nenhuma, sem asfalto, sem iluminação, e referencias visuais? Bom, onde não tem árvores ou mato, é lá que é a pista.



Imagine só, operar nos limites operacionais de uma aeronave, onde a sua única opção é:
Na aterrisagem: ou você pousa e para, ou você pousa e para.
Na decolagem: ou você decola, ou você decola.

Sim, eles são muito corajosos, e para fazer isso, tem que ter sangue frio e gostar um pouco de adrenalina.

Geralmente não são muito conhecidos pela sociedade, porém são muito importante para o transporte de pessoas e carga para esses lugares. Como os garimpos são de difícil acesso, em meio uma mata fechada, o transporte aéreo é a maneira mais fácil de se locomover até o local.

Como tudo é feito no improviso, a pista de garimpo envolve muitos riscos para a decolagem ou um pouso de avião, e por isso requer bastante perícia na hora de efetuar alguma ação nelas.

Veja os vídeos abaixo:



Decolagem de pista de garimpo (200m)


Pouso de pista de garimpo (200m)


Pouso de pista de garimpo


O último e melhor, uma compilação de vários pousos e decolagens de garimpo.

Bom pessoal por hoje é só, espero que tenham gostado.
Boa até a próxima!  

11 comentários:

  1. Impressionante nos só damos valor a pilotos comerciais esquecemos da agilidade dos pilotos agricolas e etc.

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  2. Realmente, esses pilotos precisam de muita agilidade!

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  3. Nós, pilotos de garimpo, costumamos dizer que a aviação de garimpo se aprende em Mato Grosso, a Universidade é no Pará e o Doutorado em Roraima, onde existiram as mais arriscadas pistas e a maior corrida de ouro já vista no planeta.
    Foi fechado por Collor e entregue para ONGs americanas, inglesas, alemães, francesas e italianas, todas muito desejosas de "salvarem" os índios mas, de quebra, levarem alguns minérios para "custearem" as despesas. Serviço altamente "humanitário", claro!

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  4. Infelizmente aqui no Brasil/Mundo as coisas funcionam tudo na base do interesse...
    Mesmo assim, como você citou, pousar em garimpo, não é pra qlr um não!

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  5. Para mim voar garimpo nao foi dificil.
    O dificil foi perder outros irmão de asas.
    Eramos jovens, com sonhos, e acima de tudo, loucos para voar.
    Nós fomos onde o ESTADO jamais foi, em condições onde quase ou ninguem iria.
    Nao eramos loucos ou irresponsaveis como muitos dizem(ainda hoje).Eramos apenas PILOTOS faziamos o que tinha de ser feito.

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    1. Infelizmente, nada é fácil no mundo da aviação quando não se dispõe de dinheiro, esse tipo de coisa que você fez, era necessário para alcançar seu objetivo, então nunca julguei um piloto de garimpo irresponsável, mas sim um grande guerreiro!

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    2. parabéns Antônio, é exatamente assim que eu me sentia quando voava no norte do mato grasso, região de alta floresta, apiacás, paranaita, juruena e outros. nos anos de 1980 a 83.

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  6. NAQUELA ÉPOCA PODE SE DIZER QUE TINHAMOS PILOTOS DE VERDADE. VOEI COM MEU PAI MUITOS ANOS NO MATO GROSSO, NA REGIÃO DE JUARA NUM CESSNA 210 PT-IXT, E NÃO ERA FACIL. VOAR PRATICAMENTE NO VISUAL E MUITAS VEZES POUSAR EM PISTAS CRÍTICAS. PARABÉNS Á TODOS OS PILOTOS DAQUELA ÉPOCA, ANOS 80. ABRAÇOS. BETO

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    1. Parabéns a você também que voava naquela situação, no máximo fazia um "VOR" né? Voar Olhando o Rio hehehehe, abraços!

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  7. Tem um que pousou com a buzina de stoll berrando.
    É muita coragem desses pilotos.

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  8. integrar para não entregar e depois os democracia nos tomaram !construi algumas pistas de garimpo se isso era construção rolei muito tambor em Juruena e voei junto de jegue anestesiado era melhor do que andar 9 a 10 dias de a pé na mata ! se pudesse escolher pilotos para viajar claro que seriam os de garimpo !

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