sábado, 3 de setembro de 2011

Pousos e Decolagens

Olá leitores,
vamos falar de um assunto interessante hoje,
pois engloba as duas partes principais de um voo.

Antes de todo voo um avião necessita obrigatoriamente efetuar
uma decolagem, para isso, precisa-se saber de alguns fatores que venham
a interferir nesta ação.

A decolagem é a parte em que a aeronave levanta voo, é muito importante
que neste momento que a potência do motor esteja ao máximo afim de que
possa decolar no menor espaço possível, caso contrário você irá sentir
um "frio na barriga" ou acontecerá uma tragédia:



No vídeo acima foi só um "frio na barriga", mas poderia ter acontecido outra coisa...

Deve-se sempre decolar com vento de proa, ou seja, decolar contra o vento, para diminuir a distância
de decolagem e aumentar o ângulo de subida. É recomendado que o avião permaneça no solo até que seja atingida a velocidade de 130% da velocidade de estol.
Outros fatores que ajudam na decolagem são, o declive da pista que aumenta a aceleração e a densidade do ar pois aumenta a potência e a sustentação.

Após decolar, é obrigatório um futuro pouso.
Existem duas maneiras de se pousar:

- Pouso em três pontos: é utilizado pelos aviões com trem de pouso convencional onde o avião entra em estol próximo à pista, tocando o solo com o trem de pouso principal e a bequilha:




- Pouso de pista: é utilizado em todos aviões, consiste em tocar a pista com as rodas do trem principal, reduzir a velocidade e baixar a bequilha (ou a nariz) até tocar pista, geralmente é um pouso mais suave, mas envolve o risco de pilonagem como mostra o vídeo abaixo:



As condições ideias para pouso são semelhantes as de decolagem porém a pista deve ser aclive para ajudar a frenar o avião e os flapes reduzem a velocidade na aproximação e aumentam o ângulo de planeio, facilitando o pouso em pista curta.

Outro detalhe importante são os ventos de través e de cauda na hora do pouso que muitas vezes dificulta o trabalho do piloto, veja abaixo:


VALE A PENA ASSISTIR!



Bom pessoal, vou encerrando o assunto de hoje por aqui, caso tenham dúvidas
é só comentar abaixo que eu respondo.

Boa à todos e até a próxima!

(Dúvida? Gostou? Sugestão? Comente!)

2 comentários: