sexta-feira, 25 de março de 2011

Fraseologia - Comunicação Aérea

Boa internautas,
antes de mais nada quero justificar a falta de tempo
para novos posts (chegaram meus livros [CT-TV-MET-NAV-REG]), estou
estudando para obter êxito na banca da ANAC.

Vamos ao que interessa,
No mundo da aviação não podemos nos comunicar
de qualquer jeito em uma determinada frequência, precisamos
seguir a Fraseologia Aeronáutica.

O que raios é fraseologia?
Amigo, fraseologia é como se fosse um "script" de novela que
nós futuros pilotos devemos seguir para haver uma compreensão
entre Controle e Piloto.

Como é este "script"?
Não é um bicho de sete cabeças, mas também não se decora aprende
de um dia pro outro, é necessário muito treino.
Nós podemos encontrar a fraseologia padrão na bíblia da aviação:
ICA 100-12 (Pág 177 Capítulo 15 Versículo 1).


E como eu vou treinar?
Bom, eu vejo 2 alternativas:
A) Olhe no espelho e fique falando com você mesmo simulando um
vôo, finja um plano de vôo e fale tudo baseado nele. (Pode ser feito com
um amigo também).

B) Ingresse na IVAO (Se e, somente se você possuir um Flight Simulator) e
faça vôos online com controlador de tráfego aéreo, assim você vai aprender
a fraseologia e outras coisas com o tempo. (Se não souber sobre o vôo virtual
recomendo que você ingresse na Escola de Aviação Virtual).


Mas por que existe a Fraseologia Padrão?
Antes de mais nada imagine uma situação
cujo uma aeronave com o prefixo PP-BPT
enviou um plano de vôo para São Paulo
partindo de Curitiba.

PP-BPT: E aê Solo Curitiba, aqui quem fala é o
Pê Pê Bê Pê Tê (Tente pronunciar isso e veja se é compreensível) , to
querendo voar pra São Paulo, e aê o que o "sinhô" me sugere?
Solo Curitiba: Oooo Pê Pê Pê Tê Bê , e aê beleza? Então eu recebi aqui um plano
de vôo, "cê" pode ir pela UW47 decolando da pista um cinco ai você executa
uma saída, anhhhh aquela lá a Kotol conhece? Transponder quatro três um zero.
PP-BPT: Beleza então, "vô" decolar da pista cinco, pela UW47, executa a saída
Kotol, transponder quatro três zero.

É o seguinte, lendo não tem como interpretar de maneira errada, agora imagine
uma frequência que não é perfeita e ainda por cima o ruído de um motor no teu ouvido.
o número 1 pode ser confundido com uma expressão do tipo: Hmm, as letras P B T podem ser
confundidas uma com as outras facilmente, fora que não é nada formal e culto falar
igual "malandro" em fonia aérea cujo você estudou tanto para estar lá.

Para finalizar, como sempre eu sugiro uns vídeos do Alexandre Sales do Canal Piloto.
Tema: Comunicação Aérea.







Corte nos motores!
Boa até a próxima ;)

(Gostou? Dúvidas? Sugestões? Críticas? Comente!)

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