sexta-feira, 2 de março de 2012

A rotina para obter o CCF (Novo CMA) - HASP // PP Incial

Ultimamente venho percebendo que muitas pessoas tem dúvida
de como é na hora de obter o CCF que virou CMA.

Bom, vou escrever o que eu lembro de quando eu fui no HASP (Hospital da Aeronáutica de São Paulo) para conseguir o Certificado de Capacidade Física Inicial - PP.


Você precisa estar lá por volta das 07:00h, assim que chegar, será redirecionado para uma salinha de espera com outros tripulantes (CMS - PP - PC - PLA), é uma hora oportuna para se conhecer pessoas que já estão algum tempo na aviação e que você possa pegar dicas com elas, até conheci uns Cmtes. gente boa, não lembro o nome de todos, mas lembro do Camorim pois foi o que mais me deu conselhos sobre aeroclube e etc...


Depois de um tempo, algum responsável vai chegar e entregar algumas fichas para serem preenchidas, com dados do tipo: Seus dados, Doenças, Alergias...

Após o preenchimento, você será selecionado para um grupo e ficará com ele até o final do segundo dia, ou seja, você irá fazer todos os exames com eles.

No meu caso, o primeiro exame a ser feito foi a audiometria, onde é colocado um fone de ouvido e você tem que levantar a mão quando escutar algum "bip" bem baixinho.
O segundo exame a ser feito foi o de vista, como de rotina, é aquele exame no qual você tem que ler as letrinhas ou números na parede.
Depois disso fomos entregar nossos exames de eletroencefalograma e fazer a coleta de urina e sangue, isso por volta das 9:00h da manhã.

Alguns tomaram o café da manhã que o HASP oferece gratuitamente pra quem fez o exame de sangue, mas eu não. 
Por incrível que pareça eu não estava com fome mesmo de jejum...


Depois fomos tirar Raio-X dos seios da face e do tórax, também passamos pelo "clinico geral" onde nos pesaram, mediram e fizeram perguntas para nós como por exemplo: se possuíamos tatuagens, ou se a gente fumava ou bebia, além de terem escutado nosso batimento cardíaco.

O ultimo passo do primeiro dia era a odontologia, onde foi jogo rápido, a gente entrava, sentava na cadeira a doutora olhava nossa boca, via o raio-x panorâmico e nos liberava.


Já no segundo dia, foram menos tarefas porém mais demoradas.
Foi feito um teste psicotécnico cheio de perguntas, e uma conversa particular com um psiquiatra e por último uma consulta com o otorrino, onde ele olhou nossas narinas, garganta e ouvidos.

Depois, era só esperar o resultado em uma sala, onde chamam você por um número.

(CCF do criador do Piloto Comercial)

Bom pessoal, meu dia no HASP foi basicamente este.
Podem ocorrer mudanças, depende do dia, da quantidade de pessoa,
da vontade dos funcionários e assim por diante..

Espero que tenham tirado algumas dúvidas quanto a isso.
Caso contrário podem me enviar por e-mail, ou perguntar nos comentários.

Por hoje é só,
Até a próxima!

4 comentários:

  1. Olá!! Esse meu CCF está rodado, hein? rssrr Muto obrigado e conte com o portal pilotocomercial.com.br - SUCESSO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa Yuri Silva, é mesmo cara até esqueci de colocar lá vou por os créditos hehehe!
      Obrigado pelo comentário e pode ter certeza, já sou usuários dos famosos simulados do piloto comercial!

      Abraço!

      Excluir
    2. Gostaria de saber quanto ao preco desta bateria de exames no HASP e quais exames dever ser feitos por for a. Obrigado

      Excluir
  2. Ola! Meu nome é Cristiano, sou psicólogo e proprietário da CSC Clínica de Psicologia ME. Na minha clínica realizamos avaliações psicotécnica para aeronavegantes que estão revalidando o CMA de acordo com as especificações da ANAC. Como o HASP de SP exige vários exames complementares para finalizar o atendimento dos aeronavegantes, colocamos a disposição para esse público toda agilidade pare realizar o Psicotécnico, com resultado em até 24 horas. Atualmente os valores dos serviços de psicologia são realizados com até 30% á 40% de desconto.
    INTERESSADOS: www.cscpsicologia.com.br - fone: 11-2857-1005
    Atenciosamente

    Cristiano Caires
    CSC Clínica de Psicologia ME

    ResponderExcluir