domingo, 30 de janeiro de 2011

METAR - Informações meteorológicas do aeródromo.

Neste post eu começo mostrando pra vocês um METAR:


SBSP 301900Z 14010KT 9999 BKN017 25/22 Q1017

Após analisar este METAR o que você entendeu? 
"Eaahhh, um monte de letra misturado com número."

Bom, então vamos interpretar esta frase:
SBSP => ICAO de Congonhas, melhor dizendo "Indicador de localidade" (Verifique aqui o ICAO do seu aeroporto.)
301900Z => Bom precisamos apenas separar as coisas, 30 1900Z, ou seja metar publicado no dia 30 as 19:00 horas Zulu (GMT 0 ou Horário UTC).
14010KT => De novo, é só separar as coisas, 140 10KT, ou seja vento soprando contra a direção 140º com velocidade de 10 nós.
9999 => Visibilidade de 10000m ou mais.
BKN017 => Vem da palavra "Broken" inglês, ou seja nublado a 1700 pés de altura.
25/22 => Temperatura de 25º C e ponto de orvalho 22.
Q1017 => É o ajuste de altímetro de acordo com a pressão atmosférica do aeródromo.

Bom acho que agora você deve ter entendido pelo menos 70% do que quer dizer a mensagem.
Porém as vezes podem aparecer códigos diferentes, então vou colocar outro código metar para você
interpretar.

SBCT 302000Z 15822KT 2000 BR TS SCT025 FEW030TCU SCT085 OVC007 27/21 Q1013


Bom abaixo eu vou disponibilizar uma tabela com o que significa cada código e faça sua interpretação.
*Detalhe: Existe um erro em SCT e BKN, onde SCT = 3~4 Oitavos
e BKN = 5 ~ 7.







É uma simplificação dos códigos mais vistos em METAR, não é 100% completo, mas como eu sempre digo, eu posto o resumão sobre determinado assunto para ficar mais fácil para os leigos entenderem :)



Após interpretar o código METAR me responda uma coisa:

O tempo em SBCT está bom ou ruim?

Se você acha que está ruim, você acertou pois a visibilidade esta limitada a 2000m, o teto está de 700 pés de altura ou seja o piloto só vai ver o solo abaixo dos 700 pés, trovoada e névoa.

Para se aprofundar mais procure um manual na internet sobre interpretação METAR.

[OFF] - O Canal Piloto fez um sátira sobre o metar criando novos códigos, confira clicando aqui.

O METAR, nada mais é que uma linha de código que contém informações meteorologicas de um determinado aeródromo indicado no próprio código. Dei o rumo para vocês
aprenderem a ler metar. Para buscar por algum METAR entre neste site e coloque o ICAO do aeródromo escolhido.


Bem pessoal, por hoje é só espero que tenham gostado.

"Corte dos motores"

(Dúvidas? Sugestões? Tem Algo Errado? Gostou? Comente!)

2 comentários:

  1. Na sua imagem Metar, nuvens SCT= 3~5 oitavos e BKN= 6~7 oitavos estão incorretos.

    Resposta correta seria:
    SCT 3 a 4 oitavos,
    BKN 5 a 7 oitavos. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto GTZ, a imagem não é minha peguei na internet, mas nem reparei nesse erro.

      Obrigado!

      Excluir