assustadas ou até mesmo chocadas quando
recebem a informação de que um avião
arremeteu no aeródromo.
A primeira coisa que elas pensam é:
"Será que tem alguma coisa de errada com o avião?"
Não, a maioria das vezes não tem haver com problemas mecânicos no avião
e sim sair da rampa de aproximação, condições climáticas, instruções da torre,obstáculos
ou aeronave na pista.
(É claro que existe sim arremetida por falha mecânica, mas nem sempre é isso)
Uma arremetida é feita quando:
- No ponto de aproximação perdida não for obtido no visual (MAP).- For necessário inclinar o avião a mais de 20º para centralizá-lo na pista
abaixo de 300ft.
- A 200ft estar fora dos limites da pista.
- For necessário reduzir completamente a potência ou descer com uma razão
superior a 1000ft/min.
- A velocidade estar 15kts acima da recomendada.
Abaixo um exemplo de um Cmte. que deveria ter arremetido
por precaução, porém escolheu seguir com o pouso:
(Há rumores de que era um treinamento)
Por sorte e experiência nada aconteceu, mas agora verão um vídeo
cujo o piloto poderia ter arremetido mas aconteceu uma tragédia:
Abaixo vou dar um exemplo de um processo de aproximação final:
Como vocês podem observar nesta carta (do tipo IAC - H2 SBSP),
ela da todo o procedimento de aproximação e arremetida:
- Ingressa-se no gildeslope do ils à 5200ft à 8.9 DME CGO.
- Deve-se estar à 4300ft no OM (Out Marker - Marcador Externo) DME 5.9 CGO, cujo
indica o FAF em um procedimento ILS, ao ser sobrevoado, acende-se uma luz azul no painel e ouve-se um som de baixa frequência modulada a 400 Hertz/seg emitindo uma série de traços a cada 2 segundos.
- A 1.2 DME CGO no MM, indica o Ponto de Aproximação Perdida (MAP) em um procedimento ILS CATI. Localiza-se entre 800 e 1200 metros da cabeceira da pista. Ao sobrevoá-lo, acende-se uma LUZ AMARELA no painel e ouve-se um som modulado a 1300 Hertz/seg emitindo uma série de pontos e traços na razão de 6 por segundo. Se o marcador estiver instalado junto a um NDB (Compass Locator), recebe o nome de LMM-Locator Middle Marker. Esses locators fornecem guia direcional dentro da zona de aproximação, por meio dos ADF's.
Bom isso foi uma explicação super resumida de um processo de aproximação ILS
mas existem outros tipos de aproximação final.
Depois eu irei comentar melhor sobre os outros tipos.
Isso é tudo pessoal!
Lembre-se: antes uma arremetida do que um pouso mal feito colocando centenas de vida
em risco!
Até a próxima.
A decolagem não é obrigatória, já o pouso, sim é! Muito fera Igor, super bem explicado aqui seu blog, Sucesso e Recomendo 100%
ResponderExcluirVlw RamonzitoH!
ResponderExcluirQlr dia a gente se encontra ai em algum aeroporto :D
Muito bom Igor,tem coisas ai que nem eu sabia! muito bom post!!
ResponderExcluir:D mais uma vez obrigado
ResponderExcluirkkkkkkk, vai se acustumando que daqui pra frente
ResponderExcluirvocê vai escutar mto assunto relacionado a aviação :D