quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Voo

Boa internautas,
no post anterior eu havia falado que esta postagem
seria sobre Fuso Horário porém estou meio sem tempo
pra ficar desenhando contas de divisão de longitude no paint.
Então o post sobre fuso demorará um pouquinho mais de tempo para sair.

Nosso assunto de hoje é Plano do Voo.

O que é isso?
São informações sobre um voo planejado ou com parte do voo de uma aeronave,
encaminhadas a órgãos que prestam ATS.

São 3 tipos de Plano de Voo (PLN):
- Completo: é apresentando antes do início de um voo;
- Notificação de Voo: para voos visuais em ATZ, CTR e TMA;
- Repetitivo: quando é usado o mesmo plano de voo em uma certa frequência (Geralmente utilizado por CIAs aéreas).

O que tem nesses planos de voo?
Ele contém informações sobre o seu voo planejado, bem como:
Matrícula da Aeronave, Regras de Voo, Tipo de Voo, Aeródromo de Partida,
Hora, Velocidade de Cruzeiro, Nível, Rota, Aeródromo de Destino, Tempo Estimado de Voo,
entre outras informações que você pode ver nesse PLN:

Essas informações são cruciais para os órgãos competentes terem o total domínio das informações das aeronaves em seu espaço aéreo e teoricamente promoverem uma organização das mesmas sem que uma interfira no voo da outra.

Podemos ver Planos de Voo Repetitivo das CIAs na internet no site da CGNA. (Clique aqui para ver).

O PLN deve ser apresentado com uma antecedência mínima de 45 minutos antes da EOBT. (Hora estimada calços fora).

Bom pessoal, essa foi uma explicação bem vasta sobre o plano de voo,
espero que tenham absorvido alguma coisa sobre esse assunto.

Por hoje é só pessoal,
Boa até a próxima.


(Dúvida? Gostou? Sugestão? Comente!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário