primeiramente quero pedir desculpas pelo tempo que fiquei sem postar,
mas estava dando prioridade a outras coisas...
Hoje eu começo com a pergunta: Por que o avião voa?
Ah, essa é fácil, é porque ele tem asas hora!
Sim amigo, é verdade é porque ele tem asas, e sem elas a aeronave não poderia
decolar, mas fisicamente falando, por que o avião voa?
Ah, ai eu não sei não...
Bom, os aeródinos (aeronaves mais pesadas do que o ar), voam seguindo a
3ª Lei de Newton, se você foi um bom aluno e não matava as aulas de física, sabe
o que esta lei diz: Para toda ação existe uma reação.
Vamos a uma explicação básica desta lei:
Se você der de cara com uma parede com uma força "F",
a parede vai exercer uma força
"F" na sua cara.
Tá, mas o que é útil para o avião?
Calma, antes vamos determinar as forças em um avião, sendo elas:
Arrasto: é dado pelas resistências ao avanço do avião, bem como: vento de proa, superfícies, etc.
Sustentação: é gerada pelo movimento do avião através do ar, e a diferença de pressão entre o extradorso e intradorso.
Peso: é a força que a gravidade exerce sobre o avião.
Tração: Para superar o arrasto, a maioria de aviões tem algum tipo de propulsão para gerar uma força chamada tração. A intensidade da força de tração depende de muitos fatores associados com o sistema de propulsão. (motores)
A asa do avião é responsável por gerar a sustentação no avião:
Como podemos ver, a asa do avião (vista de perfil) possuí um comprimento maior em cima do que em baixo.
Consequentemente na parte de inferior da asa passa ar com menor velocidade do que na parte superior, isso acontece porque a parte de cima é curva, aumentando a distância percorrida pelo ar e consequentemente sua velocidade, pois o tempo é constante. (Fórmula da velocidade: V= S/t)
Podemos utilizar o princípio de Bernoulli que descreve o comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e traduz para os fluidos o princípio da conservação da energia.
Seguindo a fórmula:
Onde:
- V = velocidade do fluido na seção considerada.
- g = aceleração gravitacional
- z = altura na direção da gravidade desde uma cota de referência.
- P = pressão ao longo da linha de corrente.
- ρ = densidade do fluido.
Isolando P (pressão), veremos que a pressão varia indiretamente com a Velocidade, ou seja, onde a velocidade é maior, a pressão é menor, e onde a velocidade é menor, a pressão é maior.
Podemos concluir que na parte de cima a pressão é menor do que em baixo.
Sabemos que F = m.a, e sabemos também que P = F/A, se a Pressão é menor, consequentemente a força será menor pois a área é constante, então se na parte superior a pressão é menor, a força exercida para baixo (Peso) e menor. Já a normal (sustentação) será maior pois a pressão em baixo é maior, consequentemente exerce uma força maior para cima.
Percebe-se então que o avião voa devido a sustentação produzida pelas asas e a tração produzida pelos motores.
E assim eu encerro a resposta da pergunta: "Por que o avião voa".
Até a próxima pessoal!
* Sugestão do nosso amigo Jean Moreira:
Fórmula para calcular a:
Sustentação:
L=1/2p SV² CL
Arrasto:
D= 1/2p SV² CD
p = Densidade
S = Área da Asa
V = Velocidade
CL = Coeficiente de Sustentação
CD = Coefieciente de Arrasto
Caso eu tenha errado em alguma coisa, por getileza me corrija enviando um comentário!
(Dúvida? Gostou? Sugestão? Comente!)
Boa explicação; bem simples. Só não entende quem não quer.
ResponderExcluirObrigado Vis!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO fluxo de cima nao precisa se encontrar com o debaixo e nem o tempo é constante como afirma. Veja o vídeo:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=e0l31p6RIaY