quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mudar - Aprender o Novo

O que é mudar?
Na maioria das vezes as pessoas associam mudar com, substituir o velho
por novo.

Ao decorrer do tempo muitas mudanças foram feitas, e, nós esquecemos de pensar nisto.
Já parou pra pensar no seu tamanho quando tinha oito anos? Perceba a diferença.

Na tecnologia é perceptível a mudança no design e processamento de dados.
O primeiro computador:








E atualmente:










Na aviação não é diferente
começamos com o 14 bis feito por Santos Dumont, e após
anos e anos de estudos e avanços tecnológicos, chegamos a
um ponto que podemos viver tranquilamente dentro de uma
aeronave sofisticada como o A380



Aeronave - A380
Tipo: Avião Comercial
Comprimento: 72m
Envergadura: 79m
Altura: 24m
Velocidade máx.: 970km/h
Peso máx. decolagem: 560.000kg.
Altitude Cruzeiro: 40.000 pés
Autonomia: 14.800km
















Os avanços tecnológicos não estão apenas na comodidade dos passageiros,
mas sim em vários instrumentos de precisão para navegação aérea.
Antigamente só se voava utilizando auxílios visuais e navegação celestial,








após alguns anos começaram existir novas maneiras de se deslocar utilizando
rádio farol bem como, VOR e NDB.

Os sinais de rádio do VOR são transmitidos em ondas VHF, com frequências entre 108,0 e 119,9 MHz, sendo que de 108 até 112 são apenas utilizadas as frequências pares, pois naquele intervalo as frequências ímpares são destinados aos localizadores ILS. Já os sinais do NDB são transmitidos em AM, com frequências entre 100 e 520 kHz.



atualmente este sistema vem sendo substituído pelo RNAV (GPS),
pois é um equipamento de fácil uso e acesso com uma ótima precisão, porém os métodos antigos não podem ser descartados, inclusive os rádios que são obrigatórios para navegação IFR,
uma vez que o sistema americano de navegação pode apresentar falhas (o que já aconteceu) por ser desligado e comandado por um país só.







Existe também avanço nos diversos motores aeronáuticos, 
pois no início era somente monomotores à pistão,








passado o tempo, agora existem os jatos turbofan
que possuem maior potência,
alcance e durabilidade e podem
carregar muito peso.






Será que um dia Santos Dumont pensou que sua invenção poderia trazer tantos benefícios e evolução em tal grandeza?

Como já dizia Cazuza: "A vida não para", e a evolução também.
Assim podemos chegar a um ponto cujo não costumamos pensar: como será a aviação de amanhã?

(Dúvida? Gostou? Sugestão? Comente!)






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